Pular para o conteúdo principal

Dia 112: Reflexões de um viajante

"É muito difícil ir embora - até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo."
Cidades de papel - John Green

Tem gente que acha que tomar a decisão de viajar é a mais legal, fácil e divertida decisão a ser tomada. Talvez até seja, quando você viaja sabendo que voltará em 15 dias ou menos. Mas para os viajantes que querem mais do que um passeio, sair só é fácil quando você chega ao destino.
Viajar envolve tantos preparativos que só sobra tempo para pensar sobre "o que estou fazendo" quando falta alguns dias para a partida.
Já viajei muitas vezes, é algo que realmente gosto de fazer. Partir agora (4 anos após a última viagem) foi uma decisão tomada antes mesmo de descer do avião. Mas tem uma coisa que mudou muito desde a minha primeira viagem aos 17 anos: eu mesma.
Eu nunca tive medo de viajar sozinha, é algo que muitos ficam espantados "mas você vai só?". A solidão é algo opcional na vida das pessoas, sempre é possível conhecer novas pessoas, e sentir-se só é algo interior; podemos estar sozinhos numa sala cheia de gente. Continuo sem medo de viajar sozinha, mas hoje penso muito mais no que vou deixar do que pensava há 15 anos atrás. Já passei por tantas idas e vindas que posso dizer com certeza: quem viaja ganha muito, mas perde muito também. Deixamos muitas pessoas em casa, e nunca voltamos os mesmos, e para quem fica receber um novo amigo é estranho, para não dizer decepcionante. Quem fica nunca vai compartilhar dos mesmos sentimentos, nunca vai entender a saudade e a necessidade de sair novamente. As pessoas se afastam, e quanto mais velhos ficamos mais difícil é fazer novos amigos. Não digo aqueles amigos momentâneos, falo daqueles que vão te levar no hospital e te fazer companhia a noite toda se for preciso.
Eu sei que tudo vai mudar quando eu colocar os pés dentro do avião. Não adianta implorar e esperar que sejamos sempre os mesmos. O que podemos esperar é que nossos amigos que ficam compreendam e não se magoem quando nossas conversas diminuírem por causa do fuso horário. E quando os assuntos começarem a ficar escassos, não achem que não queremos falar. Podemos esperar que eles não nos esqueçam.
Não vai ser fácil viajar sem meus amigos e pensar no quanto seria legal conhecer todos os novos lugares com eles por perto.
Vou vivenciar uma nostalgia quase todos os dias quando olhar suas fotos nas redes sociais.
Não vou fazer promessas difíceis de que todos os dias sem falta naquela hora exata estarei no skype. Ou que vou contar tudo o que acontecer no meu dia em detalhes. 
O mundo é apenas um lugar qualquer quando estamos nele sem os amigos. São os amigos que tornam o mundo um lugar diferente e tornam os momentos especiais. 
Vou prometer que estarei aqui, que tentarei escolher um dia da semana para atualizar minhas redes sociais. E que onde eu estiver vou sentir saudade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estranha manhã

Acordei com vontade de comer panquecas, é uma garrafinha que você joga água dentro e mistura com o pózinho que tem lá, super fácil né? Não... A "panqueca" grudou no fundo da frigideira e eu na tentativa de tirar fiz panqueca mexida, e crua...O pai disse que eu deveria ter usado o spray na frigideira antes (como se fosse óleo spray), então tá né, peguei outra frigideira, joguei o spray eeeeee nada, eu não sei fazer panqueca, mas eu comi mesmo assim porque tava com fome, e a segunda não ficou crua, só ficou mexida. Parecia ovo. Bom foi a cara de Hannah "é, não deu certo". Vou tentar mais uma vez, eu devia ter batido uma foto mas agora já é tarde. Depois da tentativa frustrada, a mãe disse que eu podia ir dirigindo sozinha até a escola das meninas, tudo pareceria bem normal SE eu tivesse entrado no carro e saído, MAS nevou durante a noite e o gelo colou no vidro. E agora josé? Fui seguir as dicas das meninas (as crianças) de jogar água e limpar com o limpa vidro. Não f...

Desafio literário 2016

Ao invés de seguir o desafio de alguém, decidimos criar o nosso próprio. Algumas categorias foram escolhidas no goodreads, e outras nós mesmas criamos! E vamos começar o ano lendo muito!! Leia um livro que se passa em cada continente, ou que tenha sido escrito por um autor daquele continente América do Norte América do Sul África Antartica Europa Ásia  Austrália Livro com alguma comida no título livro de comédia trilogia distopia livro bíblico com mais de sete capítulos livro de algum autor brasileiro livro de romance histórico livro com uma cor no título livro com magia livro escrito e narrado por um homem livro cujo titulo só tem uma palavra livro de ficção cientifica livro de história real livro que ganhou de presente livro escolhido por um amigo livro escolhido pela capa livro que tenha um animal na capa livro infantil livro juvenil livro que virou modinha livro com uma capa desinteressante livro com a capa amarela livro que se passa n...